luiz-mazanek-entrevista-trajeto-lapa-eleicao-2016

O candidato a prefeito Luiz Mazanek (PRTB) é professor e empresário. É economista e pós-graduado em Marketing. Mazanek já foi secretário de gabinete na administração de Miguel Batista e também ocupou os cargos de secretário de governo e secretário da Indústria e Comércio na prefeitura de Campo Largo/PR.

Mazanek tem 59 anos, é Palestrante e foi professor nas Faculdades Kennedy em Campo Largo, Famec em São Jose dos Pinhais, Martinus, Spei e Unibrasil em Curitiba. é Casado com Ligia Lacerda e tem três filhos (Marina, Luiza e Mateus).

Mesmo tendo participado da política como coordenador de campanhas e compondo equipe administrativas, é a primeira vez que ele disputa um cargo eletivo.

Na edição de agosto, o Trajeto Lapa publicou entrevistas com os quatro candidatos que concorrem à prefeitura da Lapa nas Eleições 2016, que agora são reproduzidas no on-line.

Entrevista

Sobre a saúde no interior, há proposta para melhorar as condições de atendimento? Saúde no interior ou na cidade terá a marca da responsabilidade e do bom atendimento. Teremos o fortalecimento dos Médicos de Família e vamos proporcionar atendimento de valorização humana e fazer com que o morador do interior possa ter atendimento com agendamento de consultas ambulatorial e de especialistas.

Como pretende  resolver o problemas  de sobrecarga no atendimento na UPA? A UPA, sigla de Unidade de Pronto Atendimento, é um serviço intermediário entre a atenção básica (ESF/UBS) e as unidades hospitalares. A unidade está equipada para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento e qualquer situação de emergência. Os cidadãos precisam conhecer a função da UPA para utilizar o serviço sempre que necessário, de forma adequada. Se for um caso grave, o paciente entrará direto na sala de emergência, onde receberá o atendimento necessário até que seu quadro clínico seja estabilizado e ele possa ser removido para um hospital. Todos os demais pacientes deverão se dirigir á recepção da UPA 24 horas, onde serão atendidos não por ordem de chegada, e sim conforme a gravidade do caso. Quem faz esta triagem, chamada classificação de risco são profissionais de saúde qualificados e treinados. Em nossa administração ninguém sairá da UPA 24 horas sem ser atendido. Em conversas com pessoas do UPA  constatamos  que existe um problema de gerenciamento de  pessoal  com sobrecarga de trabalho em cima de poucos funcionários. Iremos discutir com os funcionários da saúde a melhor forma de atendimento no UPA.

A segurança publica tem tirado o sono da população. Sabe-se que essa é uma atribuição do estado, mas ,na realidade é o município que sofre com a insegurança. Como pretende  solucionar o problemas, já que na Lapa não há verba municipal destinada para isso? A Lapa tem verba para vigilância e guarda de prédios e instalações. O que precisamos é adequar a receita disponível com o investimento em segurança. Iremos instalar a Guarda Municipal e câmeras de segurança que serão monitoradas por wifi e terão como papel  fundamental a prevenção e ação antecipada contra vandalismos e atitudes suspeitas. É preciso ter vontade politica para implantar a guarda e melhorar  segurança na cidade e nos distritos.

As equipes gerenciais  da prefeitura são o coração de uma administração, embora nem sempre seja possível aproveitar o quadro de servidores. Como pretende formar as secretarias, diretorias e assessorias da prefeitura da Lapa? Os funcionários serão valorizados e  com certeza farão parte da maior parte dos cargos de gerencia inclusive os de secretários Municipais  ( Saúde, Educação ,Administração e Social) serão preenchidos por funcionários Concursados . Cargos técnicos de assessoria, serão preenchidos por pessoas da Lapa com comprovada competência em seus segmentos.

Como pretende resolver o problema de arrecadação do município? O Orçamento municipal fixa a despesa e prevê a receita. Isso quer dizer que as despesas são  consideradas como  fato e a arrecadação como uma possibilidade. Não me parece que seja um problema de arrecadação mas sim de melhor utilização do recurso disponível. Mas para poder ter investimento é necessário ter arrecadação e vai ocorrer um aumento nesta arrecadação no momento em que os empresários começarem a vender mais , a produzir mais. A arrecadação é um processo natural. Quanto mais produzir e vender, mais o município irá arrecadar. Vamos valorizar as Empresas instaladas no município, determinando que as empresas do município possam comercializar mais com a Prefeitura e desta forma aumentaremos a arrecadação.

No Interior , há proposta para facilitar a instalação de rede de internet? Sim. Seja com a utilização de fibra da Copel ou a utilização da telefonia celular. Modernas tecnologias  serão aproveitadas para proporcionar mais conforto e melhor  qualidade de vida ao cidadão do interior.

Na Educação , como equilibrar o custo da folha de pagamento dos profissionais com a necessidade de investir em infraestrutura, esporte e atividades de contarturno, sabendo que a Lapa trabalha no limite das suas contas publicas? Reduzindo cargos em comissão e adequando arrecadação com as despesas. Iremos estudar com os Pedagogos e Diretores das escolas as melhores saídas para os trabalhos de contraturnos, pois a moderna educação diz que devemos dar às crianças o  tempo para brincar e aproveitar seu tempo integrando-se às outras crianças.

Como  resolver a falta de qualificação de  mão de obra, fator importante para atrair  industrias? Em parcerias com a empresas já instalas no município, iremos desenvolver escolas  de capacitação  em especialidades como lacticínios, metal mecânica e setor madeireiro. Precisamos nos antecipar às necessidades e preparar primeiro a mão de obra e atrair as empresas com o atrativo da qualificação.

A Lapa tem potencial turístico, mas até hoje, ninguém trouxe uma proposta concreta para ele  se desenvolver de maneira sustentável na Lapa. A maioria dos projetos são efêmeros e paliativos. Qual a proposta para o turismo  passar a integrar agenda definitiva  na cidade? Não existe uma receita pronta sem que passe pelo poder publico, empresários e entidades. Nossa  proposta é incentivar o turismo de passagem ( que não seja necessário o pernoite na cidade) e aproveitar o máximo da sua estadia para comercializar produtos e serviços. Trazer para a lapa o modelo de Embu das Artes poderá incentivar o turismo sem muito investimento.

Foto assessoria
____________
Publicidade
lapavel-veiculos-lapa-parana-tel-3622005-rodape