O trabalho iniciou-se com a inscrição no curso “Ler e Pensar”, da Gazeta do Povo

manoelito-jornal-lapa-parana-escolar-2016

O jornal impresso da escola Dr. Manoel Pedro, feito por alunos e professores, tem despertado a curiosidade e o interesse dos leitores lapeanos.

 Dentro da variedade de assuntos e projetos que se trabalha em sala de aula é importante fazer com que os alunos gostem de ler matérias sobre o  cotidiano e a  vida real, para a construção da cidadania. Desta forma, a direção e a equipe pedagógica da escola “Dr. Manoel Pedro” se mostraram incentivadas a trabalhar com o projeto “Ler e Pensar”, da Gazeta do Povo.

O trabalho teve inicio com a inscrição no curso on-line do “Ler e Pensar” e o desafio foi lançado a todos os professores e alunos, pois a escola gostaria de produzir o seu próprio jornal.

Fazer  com que as crianças se interessem a ler matérias jornalísticas não é tarefa fácil, porém quando todos se propõe desafios, há uma nova visão e interesse para atingir os objetivos. Durante as primeiras aulas sobre o projeto, iniciou-se o estudo dos jargões jornalísticos e as primeiras matérias começaram a aparecer. Então, a direção da escola e as professoras buscaram patrocínio com pais e empresários locais para que pudessem dar origem à primeira edição do “Jornal Manoelito”, que possui esse nome em homenagem a escola “Dr. Manoel Pedro” e aos profissionais que nela trabalham. Para criar um logotipo visual, a equipe contou com a colaboração de um desenhista, o senhor  Paulino, que prontamente fez uma caricatura da personagem “Manoelito” e, assim, deu uma identidade ao jornal.

Atualmente, o “Manoelito” já está na organização da terceira edição, que terá matérias sobre os projetos realizados na escola — em parceria com outras entidades — relatos de profissionais que já trabalharam na escola — para resgate das memórias –, fotos, trabalhos dos alunos, recados, entre outros temas interessantes.

Ao produzir o jornal, a escola procura valorizar a contribuição de cada um, estimulando o uso da escrita de diferentes gêneros textuais, do trabalho coletivo e interdisciplinar, para que ultrapasse os muros da escola e a comunidade fique por dentro do que se trabalha em sala de aula. A edição e a revisão dos textos são feitas pela secretária Bianca e pela pedagoga Maria de Lurdes, as quais não medem esforços para que se concretize a proposta. “Com o desenvolvimento desse  projeto, percebe-se  o quanto é importante o trabalho em equipe para beneficiar a interação  do educando com a realidade social, pois propicia às pessoas a se inserir no mundo da escrita por meio de uma janela de papel”, explica Maria de Lurdes.

Como o projeto teve uma abrangência grandiosa, recentemente o “Manoelito” recebeu a noticia de que é um dos finalistas do projeto “Ler e Pensar”. O jornal está entre os dez melhores projetos do Paraná e, em 29 de setembro deste ano, a professora Jacira da Luz S. Scardanzan apresentou uma banca para a Gazeta, relatando como desenvolveu-se o trabalho.

E a Jacira diz que tudo só está começando: “Pretendemos continuar com a produção do jornal ‘Manoelito’ e esperamos que seja cada vez mais bem sucedido, pois enriquece o vocabulário, oportuniza uma visão aberta e atualizada do mundo que reflete na construção dos valores, da ética, da cidadania e o respeito às diferenças. Estamos à espera de novas notícias”, finaliza a professora.

Foto Alex Calderari
______________
Publicidade
lapavel-veiculos-lapa-parana-tel-3622005-rodape